A Rússia é conhecida por ser um dos países mais frios do mundo, com temperaturas que podem chegar a -50°C durante o inverno. No entanto, essa condição climática extrema não impede os russos de praticarem esportes e de serem apaixonados por eles. Mas qual seria o esporte favorito da Rússia?

Se levarmos em consideração o esporte mais popular na Rússia em termos de número de praticantes e torcedores, o futebol seria a resposta mais óbvia. A final da Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, foi vista por mais de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo. E a seleção russa de futebol está sempre presente nas competições internacionais, como a Copa do Mundo e a Eurocopa.

Porém, se olharmos para a história e a tradição esportiva do país, o hóquei no gelo é uma paixão nacional. A seleção russa de hóquei no gelo é uma das mais vitoriosas da história, tendo conquistado várias medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Além disso, a liga profissional de hóquei no gelo da Rússia é considerada uma das melhores do mundo, atraindo os melhores jogadores de diversas nacionalidades.

Mas a paixão dos russos por esportes não se limita apenas ao futebol e ao hóquei no gelo. A ginástica artística é um esporte muito popular entre as mulheres, e a Rússia tem uma tradição de excelência nessa modalidade. As ginastas russas conquistaram medalhas em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde 1952, com destaque para a lendária Nadia Comăneci, que recebeu sete notas 10 em Montreal 1976.

Outra paixão dos russos é a patinação no gelo, tanto artística quanto de velocidade. A Rússia é um dos países mais dominantes nessa modalidade, tendo produzido grandes campeões como Evgeni Plushenko e Yulia Lipnitskaya. E o país também costuma sediar grandes competições de patinação, como o Campeonato Mundial e o Grand Prix.

Mas o que todas essas modalidades têm em comum é que elas misturam tradição e modernidade. São esportes que têm raízes profundas na história da Rússia, mas que também têm evoluído com os tempos. O futebol, por exemplo, era inicialmente jogado apenas por militares britânicos na Rússia czarista, mas hoje é um esporte popular em todo o país. E a ginástica e a patinação sempre foram consideradas artes esportivas na Rússia, mas têm se modernizado com o uso de tecnologias e técnicas avançadas.

Portanto, o esporte favorito da Rússia não pode ser definido de forma simples. Ele é uma mistura de tradição e modernidade, uma paixão que se manifesta em diversas modalidades. Mas o mais importante é que essa paixão pelo esporte é uma das características mais marcantes da cultura russa, e que tem inspirado atletas e torcedores em todo o mundo.