Desde que foi lançado em 2010, o filme animado Meu Malvado Favorito tem sido um sucesso absoluto. Um dos principais responsáveis ​​por isso é o personagem principal, Gru, um vilão internacional que se vê superado por três irmãs adotivas que acabam conquistando seu coração. Mas não podemos deixar de mencionar outro personagem que roubou a cena em meio a tantos Minions: o Ursinho Meu Malvado Favorito.

Trata-se de um pequeno ursinho de pelúcia, de olhos grandes e carente de amor. No início do filme, ele é encontrado no lixo, abandonado e cheio de fuligem. É a partir daí que Gru, sem jeito para demonstrar afeto diretamente às meninas, oferece o ursinho como presente. A partir daí, o ursinho passa a ter uma importância fundamental na trama.

Ursinho Meu Malvado Favorito, devido a sua aparência adorável e seus gestos meigos, rapidamente conquistou o amor de todos - desde as meninas até mesmo o coração do vilão Gru. Ele se tornou um símbolo de leveza em meio a tanta ação e maldade, o que o tornou ainda mais especial para os espectadores.

O sucesso do ursinho foi tanto que, desde então, ele tem aparecido em todas as sequências do filme, incluindo seu próprio spin-off Minions. Ele também tem sido amplamente utilizado em materiais promocionais, brinquedos, e temáticas de festas infantis. E a popularidade do Ursinho Meu Malvado Favorito não para de crescer.

Mas por que ele é tão adorado? Na verdade, são várias as razões que explicam isso. Primeiro, como já mencionado, a aparência do ursinho é incrivelmente cativante. Ele tem o formato de um ursinho de pelúcia comum, com um par de olhos enormes que deixam qualquer um derretido. Segundo, a sensação de vulnerabilidade que ele transmite faz com que as pessoas sintam a necessidade de protegê-lo, de fazer algo por ele. Tudo isso gera um senso de carinho muito grande no público.

O legal é que quando analisamos só o Ursinho Meu Malvado Favorito, sem se prender muito na trama dos filmes, podemos perceber como ele se encaixa em um contexto de outros personagens que fizeram sucesso na cultura pop. Ele é um herdeiro direto dos personagens criados pelo ilustrador americano William Carton em 1950, como é o caso do Pateta, por exemplo. Ou seja, é a combinação entre uma aparência cativante e essa vulnerabilidade que já fez sucesso há décadas.

Por fim, podemos dizer que Ursinho Meu Malvado Favorito é um personagem que jamais esqueceremos, um grande exemplo da forma como a animação pode tocar nossos corações e emocionar plateias de todas as idades. Seja por sua aparência adorável, suas atitudes meigas, ou por representar um símbolo de leveza, sua popularidade é mais que merecida.